Pular para o conteúdo

OBMEP 2021 | Resultados e Calendário OBMEP 2021

    Em 2021, assim como em todos os anos anteriores, a OBMEP 2021 irá dar um estímulo ao estudo de Matemática, com a função de identificar muitos talentos que são dessa área, com melhorias também da qualidade da educação, dando incentivo para os professores, que são capacitados a promoverem uma inclusão que seja social, por meio de uma difusão de conhecimentos.

    OBMEP 2021
    OBMEP 2021

    O que é o OBMEP?

    É a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e direcionado não somente para elas, como também para as escolas privadas. Ela foi criada no ano de 2005. A sua realização é feita pela:

    • IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada),

    Com o apoio da:

    • SBM (Sociedade Brasileira de Matemática),

    Além disso, com recursos oriundos do MEC e da Ciência e Tecnologia.

    Conheça um pouco mais sobre a OBMEP: OBMEP 2020: Inscrições, Simulado, Prêmios, Classificados

    A principal finalidade da OBMEP é a de estimular o ensino de Matemática, com a resolução de problemas, para despertá-lo ao interesse e da curiosidade, dos professores e estudantes dessa matéria, com a integração das escolas no território nacional, com as universidades que são públicas, os institutos de pesquisas e as sociedades que são científicas.

    Qual o prêmio da OBMEP 2021?

    A sua premiação é para os alunos de escolas públicas ou privadas, com medalhas de ouro, prata e de bronze, além de uma certificação de menção honrosa. Para os Professores, que são escolhidos um de cada escola, essa premiação estará relacionada, aos alunos que tiverem o maior número de pontos em grupos, classificados, com pelo menos 1 premiado, com 1 diploma, homenagem e 1 livro de apoio.

    Provas OBMEP

    OBMEP 2021
    OBMEP 2021

    As provas da OBMEP 2021 serão realizadas nas escolas cadastradas e em duas fases. Entretanto, as provas são divididas em 3 níveis, que são de acordo com a escolaridade do aluno. As de Nível 1 são para os estudantes que são do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Os do Nível 2 são para os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamenta e os de Nível 3 são destinados para os estudantes que são do Ensino Médio.

    As provas da 1ª fase consistirão em objetivas, de caráter eliminatório, com 20 questões que são de múltiplas escolhas, com cada resposta correta, valendo 1 ponto. O horário de aplicação dessas provas será definido por cada escola, com a duração dessa prova de 2 horas e 30 minutos, com um tempo mínimo de permanência de prova de 40 minutos, com as respostas sendo preenchidas em um cartão-resposta.

    Acesso ao Gabarito OBMEP 2021

    O gabarito para o ano de 2021 ainda não foi divulgado. Portanto, é possível ver os gabaritos das provas anteriores e ter uma base de todos os assuntos que irão cair. Esse acesso para essa averiguação pode ser pelo site. Procure por questões e assuntos específicos. Veja as provas e os gabaritos das soluções que foram de todas as edições.

    Calendário OBMEP 2021

    OBMEP 2021
    OBMEP 2021

    Para o ano de 2021 a OBMEP 2021 ainda não divulgou esse calendário e por isso, vamos nos basear pelo ano anterior de 2020. De 10 de fevereiro até 20 de março de 2020 foi à inscrição. De 21 de março até 26 de março é a emissão e os pagamentos de boletos nas escolas privadas. Dia 26 de maio será à prova da 1ª fase. Em 9 de julho é à divulgação dos classificados para a 2ª fase.

    Em 15 de julho até 22 de setembro de 2020 será o período para as escolas indicarem os professores e alunos que foram classificados para a 2ª fase. Contudo, em 8 de dezembro de 2020 será à divulgação dos premiados. Voltamos a frisar que estamos nos baseando com as datas que foram do ano de 2020, já que para 2021, esse calendário ainda não foi disponibilizado.

    OBMEP Resultado quando sai?

    O resultado final sai em 03 de dezembro de 2021, já que estamos nos baseando no ano de 2020 e essa foi à data que esse resultado aconteceu. Entretanto o candidato deve ficar atento para não perder essas datas. Essa olimpíada busca talentos, em escolas que são públicas, municipais, estaduais, federais e privadas.

    OBMEP Classificados como ver?

    Aqueles que forem classificados em uma região do Brasil serão listados e poderão verificar no site que é o http://www.obmep.org.br/index.htm se foi classificado. Os critérios detalhados para essa classificação também são detalhados nesse endereço eletrônico. Enfim, se você é um aluno de uma escola que seja pública ou privada, prepare-se para a OBMEP 2021, fique classificado e receba a sua premiação.

    Avalie este post!

    Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 14

    1 comentário em “OBMEP 2021 | Resultados e Calendário OBMEP 2021”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *