Pular para o conteúdo

Inscrições Pronatec 2022: Passo a Passo Cursos Gratuitos

    Aqui nesse post daremos todo o passo a passo para as inscrições ao Pronatec em 2022. É um guia que vai exemplificar e facilitar com tudo o que você precisa saber para participar de seus cursos gratuitos que são de formação inicial e continuada e os cursos que são técnicos desse programa. É uma ferramenta de acesso educacional destinada para os estudantes e os trabalhadores brasileiros.

    Como funciona o Pronatec?

    O Pronatec funciona como um programa para que seja democratizado o acesso de jovens e adultos que são considerados como carentes a uma educação que é técnica de muita qualidade, por intermédio de cursos que são de educação profissional e tecnológica de graça. Sua criação se deu no ano de 2011 pelo MEC (Ministério da Educação) e em parcerias com instituições que são públicas e privadas.

    Inscrições Pronatec 2022
    Inscrições Pronatec 2022

    Quem pode participar das inscrições Pronatec 2022?

    Podem participar das inscrições ao Pronatec os candidatos que são estudantes do ensino médio da rede pública, do EJA (Educação de Jovens e Adultos), os trabalhadores, os beneficiários de programas de transferência de renda, como o bolsa família e para os estudantes que cursaram o ensino médio completo em escolas que são da rede pública ou com bolsas integrais em escolas da rede particular.

    O que devo fazer primeiro?

    O candidato interessado nas inscrições para os cursos do Pronatec em 2022 deve primeiramente escolher qual instituição deseja fazer o seu curso e que podem ser da Rede Estadual, Federal, pode ser também o SENAC, SENAI, SENAR ou SENAT. Acesse o site oficial de uma dessas instituições, verifique os seus cursos disponíveis e todos os seus requisitos para formalizar essa matrícula em uma das unidades da instituição escolhida.

    Achei um curso como faço as inscrições Pronatec?

    Ao achar o curso do seu interesse, de ter verificado que atenda a todas as suas exigências que podem ser relativas à escolaridade, idade e referentes à documentação, entre em www.pronatec.mec.gov.br/inscricao e faça a sua inscrição. Espere o resultado para saber se foi selecionado e aguarde maiores informações da instituição para a formalização dessa matrícula e a entrega de toda a documentação.

    Inscrições Pronatec 2022
    Inscrições Pronatec 2022

    Meu município não tem cursos disponíveis o que fazer?

    Se o seu município não tiver os cursos disponíveis pelo Pronatec ele deve se cadastrar, para aderir a esse programa. Podem ser cadastradas as cidades que tem mais de 50 mil pessoas, nas regiões norte ou nordeste e nas regiões sul, sudeste e centro-oeste podem ser cadastradas as cidades com mais de 80 mil pessoas. Portanto, é muito difícil não ter um município cadastrado nesse programa.

    Quais os documentos que preciso para as inscrições Pronatec para 2022?

    Os documentos de que se precisa para as inscrições ao Pronatec em 2022 é a carteira de identidade, preferencialmente ou a carteira de trabalho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou outra carteira profissional, além do certificado militar, título de eleitor e comprovante de votação no 1º e 2º turno, certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar do ensino médio, CPF do candidato, ter o CadÚnico.

    [su_posts template=”templates/list-loop.php” posts_per_page=”4″ tax_term=”55″ order=”desc” orderby=”rand”]

    É também para as inscrições será preciso uma foto 3×4 recente, o comprovante de residência e a ficha de inscrição que é emitida pelo site da instituição escolhida na hora que realizar a sua inscrição. Todos esses documentos devem ser entregues originais e com uma cópia. Agora que você já conhece todo o passo a passo para as inscrições para o Pronatec você não pode perder essa oportunidade em 2022.

    Avalie este post!

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *